Varejo: do enxoval das marcas a ativação no PDV

Se você acha que os coffee lovers são apenas uma moda passageira, trate de rever seus conceitos. A paixão por café vem mudando o comportamento do mercado e, apenas no varejo, o consumo da bebida cresce cerca de 3% ao ano. Tem mais, em média, o brasileiro gasta R$ 124,00 com café no varejo, segundo uma pesquisa da Euromonitor

Os números realmente impressionam, não é mesmo? De olho nisso, o varejo precisa estar preparado para atender essa demanda explorando desde a quantidade de marcas em seu estoque até a exposição do café no ponto de venda (PDV). 

O principal canal de compra de cafés

A venda de café no varejo tem uma grande representatividade no mercado, cerca de 64%, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). Sabe onde estão concentradas essas vendas? Nos supermercados e hipermercados, de redes ou independentes.

Entretanto, as cafeterias correm por fora e se destacam como um canal de nicho, que oferece produtos variados em conjunto com outras opções de alimentação em ambientes diferenciados e intimistas.

Variedade de cafés e ativações no PDV

Para explorar a venda de café, o varejo pode apostar em ativações no PDV e variedade de portfólio. Não dá mais para oferecer apenas o bom e velho café torrado e moído. O mix de produtos deve contemplar tipos e versões diferentes: cafés gourmets e especiais, em grãos, em cápsulas, solúvel e liofilizado. É fundamental acompanhar as tendências e as inovações!

Na hora de  demonstrar é preciso ter um PDV organizado e atraente, mas ao mesmo tempo identificar e posicionar os itens seguindo a preferência do público na região onde a loja está instalada. É bom contar com especialistas nesse momento, viu?

Outro detalhe é promover o café através de degustações. Essa é uma forma de apresentar os produtos e trazer bons resultados. Para isso, a ação deve ser muito bem estruturada, contando com um profissional treinado para apresentar as bebidas e esclarecer todas as dúvidas do consumidor. 

Soluções completas para o varejo

A Gran Coffee é especialista em café e no atendimento ao varejo oferecendo soluções estratégicas para empresas que buscam mais venda e maior rentabilidade, sem abrir mão da qualidade e segurança. Uma parceira para seu estabelecimento que atua desde a variedade de produtos até as ativações em lojas.

Além disso, a empresa fornece todo o suporte necessário para a área de vendas do seu negócio, um atendimento rápido e eficiente no território nacional, bem como uma operação logística integrada para assegurar a agilidade e qualidade na entrega de cada pedido. 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!